Close Menu
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Paraíso FM sábado, 2 maio
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Tocantins tem desembargador e juízes afastados por suspeitas que vão de assédio a venda de decisões

    novembro 25, 2025

    Capim Dourado Shopping traz a magia do Jardim Encantado do Noel para o Natal

    novembro 25, 2025

    VÍDEOS: Bom dia Tocantins de terça-feira, 25 de novembro de 2025

    novembro 25, 2025

    Polícia ambiental aplica R$ 2,3 milhões em multas após flagrar garimpo ilegal e áreas degradadas no Tocantins

    novembro 25, 2025

    Horário, transmissão, setlist… tudo o que você precisa saber sobre o show da Shakira em Copacabana

    maio 2, 2026

    Shakira, uma popstar colombiana: como cantora é influenciada por ritmos latinos?

    maio 2, 2026

    Maria Bethânia faz Shakira cair no samba de Gonzaguinha também cantado pelo uruguaio Jorge Drexler

    maio 2, 2026

    Mônica Salmaso segue ‘Toada’ de Mário Sève e Guilherme Wisnik em álbum com canções dos compositores

    maio 1, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Águas cristalinas e tranquilidade: saiba como chegar ao ‘Caribe do Cerrado’ no TO

    maio 2, 2026

    Horário, transmissão, setlist… tudo o que você precisa saber sobre o show da Shakira em Copacabana

    maio 2, 2026

    Shakira, uma popstar colombiana: como cantora é influenciada por ritmos latinos?

    maio 2, 2026

    Maria Bethânia faz Shakira cair no samba de Gonzaguinha também cantado pelo uruguaio Jorge Drexler

    maio 2, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Paraíso FM
Home»Destaques»Padre do Tocantins é condenado por abusar de jovem que queria fazer seminário
Destaques

Padre do Tocantins é condenado por abusar de jovem que queria fazer seminário

dezembro 2, 2025Nenhum comentário1 Visitas


Padre foi preso em Palmas no ano de 2019
Reprodução/TV Anhanguera
O padre Marcos Aurélio Costa da Silva, acusado de abusar sexualmente e manter em cárcere privado um jovem de 18 anos, foi condenado a oito anos de reclusão. Segundo o processo, ele atraiu a vítima de Pernambuco para Palmas com a promessa de o ajudar a entrar em um seminário católico.
A sentença é de segunda instância e condena o réu por crimes de estupro e cárcere privado com finalidade libidinosa.
A defesa de Marcos Aurélio informou, por telefone, que como no julgamento houve um voto divergente entre os desembargadores, apresentou um recurso chamado embargos infringentes, e aguarda decisão. O g1 pediu informações sobre a atual situação do réu dentro da Diocese de Porto Nacional, à qual era ligado, e aguarda resposta.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
No dia 26 de agosto de 2019, o padre foi preso pelos crimes. Na época, foi apurado que ele chamou a vítima para vir ao Tocantins, afirmando que enviaria uma carta de recomendação vocacional ao seminário, mas precisaria ser assinada de próprio punho.
Na época, o g1 teve acesso a conversas virtuais entre vítima e o então suspeito. Marcos Aurélio fazia a vítima enviar fotos, pedia massagens e afirmou que os dois iriam dividir o mesmo quarto quando o jovem viesse para a capital. Isso porque, segundo o padre, a vítima teria que “se acostumar com a vida de missionário”.
A decisão de condenação é da desembargadora Ângela Haonat e foi determinada após apelação do Ministério Público do Tocantins contra a sentença de primeiro grau, que o absolveu das acusações.
Marcos Aurélio foi condenado a oito anos de reclusão em regime inicial semiaberto. A desembargadora também concedeu o direito ao réu de recorrer em liberdade.
LEIA TAMBÉM:
Padre é preso suspeito de abusar de jovem após oferecer indicação para seminário
Padre disse à vítima que dividiriam quarto para que ele se acostumasse com vida de missionário: ‘durmo muito a vontade’
Relembre o caso
Segundo denúncia, a vítima foi mantida em cárcere privado e só conseguiu fugir do local quando o padre esqueceu a chave na porta. Na apelação, o Ministério Público destacou que o réu, valendo-se de sua antiga posição eclesiástica e da confiança da vítima, atraiu o jovem a Palmas com o pretexto de entregar pessoalmente uma carta de recomendação vocacional.
Como o jovem veio para a capital para se hospedar na casa de Marcos Aurélio, foi submetido ao consumo de bebidas alcoólica e violência sexual. A decisão que o absolveu reconheceu a existência de dúvida quanto à autoria dos crimes.
Entretanto, o MPTO recorreu alegando veracidade no relato do jovem, o que foi confirmado por testemunhos, laudos técnicos, impactos psicológicos e, ainda, pelo histórico de condutas semelhantes por parte do réu, que em 2015, enquanto era padre em uma paróquia em Peixe, chegou a ser preso suspeito de mostrar pornografia para um adolescente de 16 anos.
O padre estava suspenso das atividades da igreja desde 2018, de acordo com a Diocese de Porto Nacional. Além disso, respondia ao processo em liberdade.
Quando o jovem conseguiu fugir da casa de Marcos Aurélio, foi até uma delegacia e segundo relato dos policiais, buscou ajuda em visível estado de fragilidade emocional e temor. Estava a pé, sem documentos e desesperado, momento em que relatou o que havia sofrido.
Apesar do pedido de reparação do dano moral presumido, a desembargadora não fixou indenização mínima para a vítima.
Padre é preso suspeito de enganar e estuprar jovem que quer ser seminarista
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Águas cristalinas e tranquilidade: saiba como chegar ao ‘Caribe do Cerrado’ no TO

maio 2, 20260 Visitas

Jornal Anhanguera 2ª Edição-TO de sexta-feira, 1º de maio de 2026

maio 2, 20260 Visitas

Família denuncia possível erro na aplicação de medicação em recém-nascido em Palmas

maio 2, 20261 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

‘Achava normal’: Fezes em formato de ‘fita’ é um dos alertas para câncer colorretal; relembre fala de Preta Gil

julho 22, 2025621 Visitas

Veja outros looks polêmicos de Bianca Censori, esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy 2025

fevereiro 4, 2025462 Visitas

Lucas Lucco mostra o pênis em vídeo tomando banho, apaga post e diz ‘foi mal’

dezembro 18, 2024291 Visitas

Estupro em ponto turístico de Palmas ocorreu em frente à viatura e base de segurança; polícia investiga

fevereiro 18, 2026158 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.