Close Menu
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Paraíso FM sábado, 18 abril
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Tocantins tem desembargador e juízes afastados por suspeitas que vão de assédio a venda de decisões

    novembro 25, 2025

    Capim Dourado Shopping traz a magia do Jardim Encantado do Noel para o Natal

    novembro 25, 2025

    VÍDEOS: Bom dia Tocantins de terça-feira, 25 de novembro de 2025

    novembro 25, 2025

    Polícia ambiental aplica R$ 2,3 milhões em multas após flagrar garimpo ilegal e áreas degradadas no Tocantins

    novembro 25, 2025

    ‘Um grande reality show’: Viih Tube e Eliezer abrem a casa e revelam bastidores da rotina exposta nas redes; veja VÍDEO

    abril 18, 2026

    Paulinho da Viola está há 30 anos sem lançar álbum de estúdio com músicas inéditas, mas segue em cena com show

    abril 18, 2026

    Chorando, Tadeu homenageia irmão BBB 26: ‘Estou aqui para dar o meu melhor’

    abril 18, 2026

    ‘Seria uma afronta à memória do meu irmão se eu não fosse trabalhar hoje’, diz Tadeu Schmidt

    abril 18, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    ‘Um grande reality show’: Viih Tube e Eliezer abrem a casa e revelam bastidores da rotina exposta nas redes; veja VÍDEO

    abril 18, 2026

    Paulinho da Viola está há 30 anos sem lançar álbum de estúdio com músicas inéditas, mas segue em cena com show

    abril 18, 2026

    Chorando, Tadeu homenageia irmão BBB 26: ‘Estou aqui para dar o meu melhor’

    abril 18, 2026

    ‘Seria uma afronta à memória do meu irmão se eu não fosse trabalhar hoje’, diz Tadeu Schmidt

    abril 18, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Paraíso FM
Home»Destaques»Diretora de escola pública pede afastamento e vai responder processo administrativo após fala sobre autismo: ‘Transtorno da moda’
Destaques

Diretora de escola pública pede afastamento e vai responder processo administrativo após fala sobre autismo: ‘Transtorno da moda’

março 4, 2026Nenhum comentário5 Visitas


Diretora de escola pública chama autismo de transtorno da moda em vídeo
Carla Martins de Barros pediu afastamento do cargo de diretora da Escola Municipal de Tempo Integral Odair Lúcio, em Gurupi, após um vídeo em que ela classifica o Transtorno do Espectro Autista (TEA) como “transtorno da moda” repercutir nas redes sociais. Uma sindicância da Procuradoria-Geral do Município deve analisar o caso.
O afastamento foi solicitado nesta quarta-feira (4). De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semeg), a diretora solicitou afastamento voluntário a fim de assegurar que a apuração ocorra com isenção e tranquilidade, e se colocou à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos (veja nota na íntegra abaixo).
O g1 pediu posicionamento da diretora, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
No vídeo polêmico, Carla também afirma não aceitar comportamento agressivo por parte de crianças autistas.
“Algumas pessoas entram no meu direct e perguntam assim ‘nossa, Carla, mas você não entende a agressividade de uma criança?’ Transtorno da moda. Não é que eu não entenda, só que limite, todo ser humano precisa ter. Eu não me formei, não saio da minha casa pra poder apanhar, entendeu? E não permito que ninguém que esteja ao meu lado passe por essa situação. Você que cuide do seu alecrim dourado, que dê limite a ele. Você que cuide, assim como todos nós cuidamos das crianças típicas, né? Típica, atípica, não interessa. Ser humano nasceu para ser treinado, e ele tem condições perfeitas”, comentou.
A fala repercutiu negativamente e a prefeita Josi Nunes (União) se pronunciou nas redes sociais. “Quero reafirmar, de forma muito clara, que a nossa gestão sempre teve compromisso com a inclusão, com o acolhimento e com a garantia de direitos das nossas crianças atípicas […]. Desde que tomei conhecimento do ocorrido, determinei a apuração imediata dos fatos”, disse.
LEIA MAIS:
Diretora de escola pública chama autismo de transtorno da moda em vídeo: ‘Você que cuide’
Mulher do sertanejo Henrique é vista no Tocantins um mês após sair da prisão nos EUA; veja imagens
O que se sabe e o que falta esclarecer sobre operação que mirou a mãe de influencer que movimento R$ 217 milhões
Diretora de escola municipal em Gurupi publicou fala polêmica sobre crianças com TEA
Reprodução/Redes Sociais
A Prefeitura de Gurupi afirmou, em nota, que vai ouvir todos os envolvidos, analisar com responsabilidade e tomar todas as medidas cabíveis e legais (veja íntegra de nota abaixo).
Conforme a prefeitura, a rede municipal de ensino conta com 24 salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), todas com professores especialistas, além de profissionais de apoio que acompanham cerca de 400 estudantes com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A própria escola na qual Carla Martins é diretora possui sala de apoio a crianças com TEA. A unidade de ensino faz publicações nas redes sociais mostrando intervenções pedagógicas realizadas com alunos atípicos.
De acordo com a prefeitura, a Semeg mantém equipe multidisciplinar com coordenação, supervisão, assistentes sociais e psicólogas, que atuam no suporte às escolas e no atendimento às famílias.
Íntegra da nota da Prefeitura de Gurupi
A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Gurupi, reafirma seu compromisso com a inclusão, o acolhimento e a garantia de direitos das crianças atípicas, em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI).
A rede municipal de ensino conta com 24 salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), todas com professores especialistas, além de profissionais de apoio que acompanham cerca de 400 estudantes com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Secretaria também mantém equipe multidisciplinar com coordenação, supervisão, assistentes sociais e psicólogas, que atuam no suporte às escolas, no acompanhamento do PAEE e do PEI e no atendimento às famílias.
Em 2025, foi implantado o projeto Mundo do Theo, fortalecendo a inclusão na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, com foco no desenvolvimento socioemocional, na formação de educadores e no envolvimento familiar.
A Prefeitura de Gurupi vai ouvir todos os envolvidos, analisar com responsabilidade e tomar todas medidas cabíveis e legais.
A Prefeitura de Gurupi reafirma que preza pelo diálogo aberto e transparente com as famílias e a comunidade escolar, sendo defensora e parceira da causa autista.
Íntegra da nota da Semeg
A Secretaria Municipal de Educação de Gurupi informa que, desde que o caso envolvendo o vídeo de uma diretora da rede municipal ganhou repercussão, a prefeita Josi Nunes determinou o acompanhamento rigoroso da situação, com a adoção de todas as medidas legais cabíveis, sempre pautadas na justiça, no equilíbrio e na transparência.
Diante dos fatos, foi solicitada à Procuradoria-Geral do Município a instauração de procedimento de sindicância, com o objetivo de apurar os acontecimentos de forma criteriosa e responsável.
A Secretaria informa ainda que a diretora envolvida solicitou afastamento voluntário de suas funções, a fim de assegurar que a apuração ocorra com a devida isenção e tranquilidade. A diretora também se colocou à disposição das autoridades competentes para prestar quaisquer esclarecimentos que se façam necessários, reafirmando seu compromisso com a verdade e com a lisura do serviço público.
Reafirmamos que esta gestão mantém firme o compromisso com a inclusão, o respeito e o acolhimento das crianças atípicas da nossa rede municipal de ensino. Seguiremos atuando com responsabilidade, sensibilidade e diálogo permanente com as famílias e com toda a comunidade escolar.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Médico condenado por abusar de pacientes durante exames ginecológicos é demitido do Estado

abril 17, 20260 Visitas

CNJ suspende concurso para juiz no Tribunal de Justiça do Tocantins após suspeitas de falhas

abril 17, 20260 Visitas

Suspeitos de matar homem e confraternizar após o crime foram filmados lavando as mãos, diz delegado

abril 17, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

‘Achava normal’: Fezes em formato de ‘fita’ é um dos alertas para câncer colorretal; relembre fala de Preta Gil

julho 22, 2025598 Visitas

Veja outros looks polêmicos de Bianca Censori, esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy 2025

fevereiro 4, 2025449 Visitas

Lucas Lucco mostra o pênis em vídeo tomando banho, apaga post e diz ‘foi mal’

dezembro 18, 2024289 Visitas

Estupro em ponto turístico de Palmas ocorreu em frente à viatura e base de segurança; polícia investiga

fevereiro 18, 2026153 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.