Materiais foram encontrados na zona rural de Carmolândia. Um boletim de ocorrência foi registrado e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Documentos e computadores de prefeitura foram encontrados queimados em zona rural
Papéis e computadores da Prefeitura de Carmolândia foram encontrados queimados durante a transição de gestão. Segundo a Polícia Militar, documentos referentes à administração pública foram destruídos no quintal da casa de um ex-servidor do município. Os equipamentos foram encontrados na zona rural da cidade, que fica na região norte do Tocantins.
O g1 tentou contato com o ex-prefeito de Carmolândia, mas não teve resposta até a publicação da reportagem.
Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Um boletim de ocorrência por dano ao patrimônio público foi registrado na noite de quinta-feira (2). No documento, o procurador de Carmolândia informou que a nova administração encontrou um lugar com vários documentos e computadores queimados. Segundo ele, os antigos administradores tinham a intenção de “causar prejuízo ao governo municipal” e se “livrar de provas que pudessem eventualmente comprometê-los”.
Computadores são encontrados queimados em zona rural de Carmolândia
Reprodução
O promotor ainda relatou, no boletim, que vários objetos foram parcialmente queimados e que no dia algumas pessoas chegaram a monitorar o local para tentar “terminar o serviço”.
Vídeos feitos do local mostram um terreno aberto, com vários materiais queimados. Nas imagens é possível ver papéis com o nome da Prefeitura de Carmolândia no chão e peças de computadores (veja vídeo acima).
Documentos encontrados em zona rural de Carmolândia
Reprodução
Segundo a atual gestão, foram queimados 10 computadores. Os equipamentos foram encontrados em uma unidade de descarte de galhadas que a prefeitura fazia uso, que fica a 6 quilômetros de distância da região central do município e cerca de um quilômetro das margens da TO-164.
A atual gestão disse que os materiais queimados foram colocados em frente à sede da Prefeitura de Carmolândia nesta sexta-feira (3), como forma de protesto e para expor à população.
Equipamentos queimados foram levados para frente da Prefeitura de Carmolândia
Reprodução
A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins informou que ocorrência será encaminhada à 25ª Delegacia da Polícia Civil de Santa Fé do Araguaia, responsável pelo município de Carmolândia, onde será realizada a verificação para determinar se houve a prática de algum crime.
Queima de papéis no quintal de casa
Segundo a PM, na noite do dia 31 de dezembro policiais foram abordados por um morador que informou ter visto fogo na casa de um ex-servidor da prefeitura. No local, o dono da casa disse que estava queimando algo, mas não sabia o que era. Ele ainda contou que uma mulher havia entregue sacos e caixas de papelão e pediu para que queimasse.
Depois que o fogo foi contido, os policiais verificaram que os documentos eram de prestação de contas, recursos recebidos pela prefeitura, ofícios e documentos diversos relacionados à administração pública.
No dia, o dono da casa foi levado à delegacia de plantão de Araguaína e a perícia foi chamada. Ele não foi preso.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins