Close Menu
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Paraíso FM domingo, 18 janeiro
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Tocantins tem desembargador e juízes afastados por suspeitas que vão de assédio a venda de decisões

    novembro 25, 2025

    Capim Dourado Shopping traz a magia do Jardim Encantado do Noel para o Natal

    novembro 25, 2025

    VÍDEOS: Bom dia Tocantins de terça-feira, 25 de novembro de 2025

    novembro 25, 2025

    Polícia ambiental aplica R$ 2,3 milhões em multas após flagrar garimpo ilegal e áreas degradadas no Tocantins

    novembro 25, 2025

    Simplicidade de Marília Mendonça é o trunfo do inédito single póstumo ‘Você me fez odiar o Carnaval’

    janeiro 17, 2026

    ‘Mixturada’ foliã de Carlinhos Brown é reciclada com batidas do DJ Deeplick no linear álbum ‘EletroCarnaBrown’

    janeiro 17, 2026

    ‘Revolta do Roblox’ se divide em protestos a favor e contra Felca; g1 cobriu manifestações

    janeiro 17, 2026

    Siso apresenta em março ‘Ferro e fogo’, álbum autoral que traz Tiê e Luiza Brina

    janeiro 16, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    VÍDEO: Jornal Anhanguera 2ª Edição-TO deste sábado, 17 de janeiro de 2026

    janeiro 18, 2026

    Da partida de SP à batida no TO: entenda como foi viagem e acidente com ônibus do Águia de Marabá que matou preparador físico

    janeiro 17, 2026

    Vídeo mostra momento em que grávida é atingida por caminhonete no interior do Tocantins

    janeiro 17, 2026

    Suspeito de matar jovem de 19 anos a tiros em posto de combustível de Palmas é preso em SP

    janeiro 17, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Paraíso FM
Home»Tocantins»Documentos estrangeiros, plano de fuga e vila na Itália: o que se sabe sobre a prisão do ex-governador do TO Mauro Carlesse
Tocantins

Documentos estrangeiros, plano de fuga e vila na Itália: o que se sabe sobre a prisão do ex-governador do TO Mauro Carlesse

dezembro 17, 2024Nenhum comentário0 Visitas

Ex-governador está preso no Quartel do Comando Geral, em Palmas. Ele foi encontrado por equipes do Gaeco em uma fazenda de sua propriedade, no sul do estado. Justiça do Tocantins mantém ex-governador Mauro Carlesse preso
O ex-governador Mauro Carlesse (Agir) segue preso no Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar, em Palmas. Ele foi encontrado por equipes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual (MPTO), após meses de uma investigação que apontou que ele tinha o objetivo de fugir do Brasil.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Entenda, abaixo, o que levou à prisão do ex-governador que assumiu o governo em 2018, foi afastado do cargo, renunciou em 2021 antes de passar um por um processo de impeachment e responde a diversas acusações relacionadas a corrupção no Executivo Estadual de Tocantins.
Localizado em fazenda
Mauro Carlesse saiu do IML de Gurupi e seguiu para a unidade penal
Antoniel Cavalcante/Ronda Policial Tocantins
Carlesse foi preso na manhã de domingo (15), quando estava em uma fazenda de sua propriedade no município de São Salvador, no sul do Tocantins. O mandado foi expedido pela 3ª Vara Criminal de Palmas.
A suspeita é de que ele estaria armando um plano de fuga para deixar o país mesmo sendo investigado nas operações Hygea e Éris, que apuram supostos pagamentos de propina no plano de saúde dos servidores públicos e aparelhamento da Polícia Civil, entre outras relacionadas a fraudes e desvios.
Levado para Palmas
Após o cumprimento do mandado, Carlesse foi levado para a delegacia em Gurupi. Passou por exame de corpo delito no Instituto Médico Legal e seguiu para a unidade penal da cidade para aguardar audiência de custódia.
A audiência de custódia aconteceu na tarde de domingo, a prisão foi mantida e foi determinada transferência de Carlesse para Palmas, comarca de origem da ordem de prisão. Ele foi levado para a carceragem do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, na capital.
LEIA TAMBÉM:
Ex-governador Mauro Carlesse é preso suspeito de planejar fuga para o exterior
Ex-governador do TO, Carlesse é transferido para Palmas e diz não saber motivo da prisão: ‘Dizendo que eu ia fugir do país’
Com 50 habitantes e cercado por montanhas: conheça povoado na Itália que seria destino de fuga de ex-governador do TO
Ex-governador do TO nega plano de fuga internacional e diz que passaporte italiano era para férias
Ex-secretário do Tocantins tem prisão decretada em operação da PF que investiga desvios milionários
Governador afastado do Tocantins, Mauro Carlesse renuncia ao cargo
Ex-governador investigado pela PF foi afastado por suspeita de corrupção e renunciou horas antes de abertura de impeachment
Ex-governador do Tocantins é alvo de operação da PF que investiga suposta fraude em licitação
Documento do Uruguai
Identidade uruguaia e passaporte italiano de Carlesse fundamentaram pedido de prisão
Reprodução
Na decisão que autorizou a prisão, o juiz Márcio Soares da Cunha destacou que o ex-governador é alvo de diversas operações que apuram supostos pagamentos de propina no plano de saúde dos servidores públicos e aparelhamento da Polícia Civil, entre outras relacionadas a fraudes e desvios.
Os investigadores do Gaeco conseguiram identificar diálogos e indícios que comprovam um possível risco de fuga para o exterior de Carlesse para o Uruguai ou Itália.
O plano estava sendo arquitetado junto com o sobrinho dele, Claudinei Quaresemin, ex-secretário de Parcerias e Investimentos do Tocantins, que também teve a prisão decretada.
Quaresemin já está preso desde o dia 10 de dezembro por outra investigação que aponta suposto envolvimento em uma organização criminosa suspeita de atuar em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.
O g1 tenta contato com a defesa de Claudinei Quaresemin, mas não havia obtido retorno até a última atualização desta reportagem.
O ex-secretário teria providenciado documento de identidade e autorização para residência fixa no Uruguai para ele e o tio. A decisão destacou que em 23 de abril de 2024, Quaresemin enviou a Carlesse uma foto da carteira de identidade uruguaia do ex-governador, expedida em 3 de abril de 2024.
No dia 4 de junho de 2024, o ex-secretário comunicou o tio que o pedido de residência permanente no Uruguai havia sido deferido pelas autoridades do país. Também houve diálogos entre eles sobre como enviar dinheiro para o exterior.
Casa na Itália
Um vilarejo na Itália também seria uma das opções de fuga de Carlesse e Quaresemin. O sobrinho teria viabilizado o aluguel de uma casa no país europeu com o nome de uma intermediária. O valor foi de 1,5 mil euros de aluguel no imóvel, segundo o MP.
Além disso, Carlesse também já estaria, segundo a investigação, usando um endereço italiano para supostamente constituir advogados e requerer documentos para família.
Carlesse, que tem cidadania e passaporte italiano chegou a declarar residência em Marsciano (Perugia), onde fica o vilarejo de Pieve Caina, segundo citou o juiz.
Vilarejo de Pieve Caina, para onde Mauro Carlesse pretendia fugir, segundo a Justiça
Google Maps/Reprodução
Pieve Caina é um pequeno povoado com cerca de 50 habitantes, situado em uma zona rural, cercada por colinas, montanhas e com campos agrícolas típicos da paisagem da Úmbria. O município mais próximo é Marsciano, a aproximadamente de 12 km, com aproximadamente 18 mil habitantes, segundo o pedido de prisão feito pelo Ministério Público Estadual (MPTO).
Para a Justiça, não haveria nenhuma razão para Carlesse e Quaresemin manterem um imóvel alugado no povoado, a não ser para terem uma rota de fuga preparada, conforme destacado na decisão.
Carlesse nega fuga
O ex-governador negou que teria um plano para fugir do Brasil e afirmou que com relação à Itália, a documentação seria para tirar férias no país. Quanto ao Uruguai, seria para movimentação de negócios.
“Por ser um cidadão italiano eu posso ter casa lá. Tinha que ter uma casa lá, tinha não, tenho. Pra quando eu for de férias, por algum motivo, ter onde ficar. O Uruguai é comércio, negócio. Fui várias vezes, vou várias vezes se precisar. É do Mercosul, nós temos muito interesse, inclusive do estado aqui, de levar produto e trazer produto”, disse entrevista à TV Anhanguera.
Veja como ocorreu a prisão do ex-governador Mauro Carlesse
Ele também afirmou que está prestando os esclarecimentos e seguindo ordens judiciais para provar sua inocência (veja também a nota na íntegra da defesa de Carlesse ao fim da reportagem).
“Eu nunca mais entrei em nenhuma repartição de Governo, eu nunca mais falei com meus secretários, pra não ter envolvimento, pra não dizer disso e tudo isso que estão me acusando, você pode ter certeza que eu vou provar. É só pegar a documento, analisar o que fizemos e vê se tem alguma coisa minha relacionado a alguma propina, há alguma coisa que possa me incriminar. E estou à disposição da Justiça”, afirmou na entrevista.
Habeas corpus negado
Ainda no domingo, um habeas corpus protocolado pela defesa de Carlesse foi negado pelo Tribunal de Justiça. O documento pedia que a prisão preventiva fosse convertida em medidas cautelares, como a apreensão do passaporte do ex-governador.
O desembargador João Rigo Guimarães foi responsável pela negativa do pedido. O magistrado afirmou que a prisão está fundamentada em provas concretas que evidenciam o risco real de fuga para não ser punido pelos supostos crimes.
Também afirmou que irá apresentar novo pedido de revogação da prisão.
Investigações e renúncia
Mauro Carlesse, imagem de 2021 quando exercia o cargo de governador
Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins
Mauro Carlesse assumiu o Poder Executivo do Tocantins em 2018. Ele era presidente da Assembleia Legislativa e acabou na cadeira de governador porque Marcelo Miranda (MDB) e Cláudia Lelis (PV), então governador e vice, foram cassados por decisão do Tribunal Superior Eleitoral, após condenação por uso de caixa dois na campanha eleitoral de 2014.
Carlesse assumiu o mandato de forma interina e conseguiu se manter no cargo em uma eleição suplementar e depois novamente na eleição geral de 2018.
Ele ficou no cargo até outubro de 2021 quando foi afastado pelo Superior Tribunal de Justiça por suspeita de corrupção. Na época, a Polícia Federal apontou que Carlesse estava envolvido em um esquema de recebimento de propinas e também interferência política na Polícia Civil.
Carlesse renunciou ao cargo antes da votação pelo impeachment na Assembleia Legislativa. Com a renúncia, Wanderlei Barbosa (Republicanos), seu vice, assumiu o mandato.
Neste ano, Carlesse teve seu nome envolvido em investigação sobre crimes de fraudes em licitações na extinta Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Habitação do Estado do Tocantins, ocorridas no ano que assumiu o governo. Foram cumpridos mandados de prisão nos endereços do político e houve inclusive a apreensão de um veículo de luxo.
Íntegra da nota da defesa de Mauro Carlesse
O ex-governador Mauro Carlesse informa à população tocantinense que recebeu a notícia da prisão com indignação, pois não é condenado em nenhum processo e nem possui qualquer proibição de ir e vir, estando em pleno gozo de todos os seus direitos fundamentais, principalmente o de ir e vir.
Quando requisitado, sempre responde à Justiça com advogado constituído e colabora com as informações solicitadas.
Mauro Carlesse sempre esteve à disposição da Justiça e assim permanecerá. A defesa irá apresentar o pedido de revogação da prisão.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Tocantins tem desembargador e juízes afastados por suspeitas que vão de assédio a venda de decisões

novembro 25, 20255 Visitas

Capim Dourado Shopping traz a magia do Jardim Encantado do Noel para o Natal

novembro 25, 20250 Visitas

VÍDEOS: Bom dia Tocantins de terça-feira, 25 de novembro de 2025

novembro 25, 20250 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

‘Achava normal’: Fezes em formato de ‘fita’ é um dos alertas para câncer colorretal; relembre fala de Preta Gil

julho 22, 2025457 Visitas

Veja outros looks polêmicos de Bianca Censori, esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy 2025

fevereiro 4, 2025293 Visitas

Lucas Lucco mostra o pênis em vídeo tomando banho, apaga post e diz ‘foi mal’

dezembro 18, 2024272 Visitas

STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

setembro 16, 202461 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.