Moradores reclamam da falta de plotagem das caminhonetes da Câmara de Palmas
A Câmara Municipal de Palmas virou alvo de uma polêmica após um grupo de pessoas se reunir para cobrar a identificação de caminhonetes que são usadas pelos gabinetes dos vereadores. Os manifestantes tentaram adesivar os veículos e um princípio de confusão chegou a ser registrado.
Os veículos utilizados pelos gabinetes foram alugados por R$ 2.970.000 em um contrato que tem duração de um ano. Ao todo, são 25 caminhonetes para uso dos vereadores e setores administrativos, com quilometragem livre.
Segundo a Câmara, cada um dos 23 parlamentares recebeu um veículo e dois ficaram à disposição para uso do setor administrativo.
Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsAppA manifestação ocorreu nesta quarta-feira (29), quando um grupo de pessoas se reuniu em frente à sede da Câmara para pedir a plotagem das caminhonetes. A jornalista Osvany Luz contou que o movimento ocorreu após “inúmeros pedidos para denunciar essa locação das caminhonetes”.
Grupo tentou adesivar caminhonetes de vereadores em Palmas
Osvany Luz/Arquivo Pessoal
Conforme o contrato, um dos acessórios que os veículos deveriam ter é o adesivo de identificação do órgão. O g1 solicitou um posicionamento aos vereadores, mas não teve resposta até a última atualização desta reportagem.
A Câmara informou que as caminhonetes foram entregues aos vereadores após a assinatura de um Termo de Responsabilidade e Entrega e que não se responsabiliza pelos veículos disponibilizados aos gabinetes.
“A Câmara Municipal reforça que não assume qualquer responsabilidade por modificações, adesivos, personalizações ou quaisquer outras alterações realizadas nos veículos após a sua entrega aos gabinetes. É de responsabilidade do gabinete do vereador garantir a integridade e o uso adequado do veículo, conforme as diretrizes estabelecidas e a legislação vigente”, afirmou em nota.
O contrato de locação das caminhonetes foi feito com a empresa Mobile Automotiva LTDA e assinado no dia 17 de fevereiro de 2025. Conforme o documento, cada veículo custa R$ 9.900 por mês.
Conforme o documento, a locação é de 25 caminhonetes, sem motorista, com quilometragem livre, seguro total e sem franquia, ou seja, sem participação no valor do conserto do veículo caso ocorra um dano.
Nas especificações é descrito que o veículo deve ter tração 4X4, com potência mínima de 180 cavalos, motor turbo, câmbio automático, ar-condicionado e outros acessórios, como:
Reboque
Capota Marítima
Telemetria
Vidro Fumê
Adesivo de identificação do órgão
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins
