Close Menu
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Paraíso FM domingo, 31 maio
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Tocantins tem desembargador e juízes afastados por suspeitas que vão de assédio a venda de decisões

    novembro 25, 2025

    Capim Dourado Shopping traz a magia do Jardim Encantado do Noel para o Natal

    novembro 25, 2025

    VÍDEOS: Bom dia Tocantins de terça-feira, 25 de novembro de 2025

    novembro 25, 2025

    Polícia ambiental aplica R$ 2,3 milhões em multas após flagrar garimpo ilegal e áreas degradadas no Tocantins

    novembro 25, 2025

    Costureira que veste presidente do México une tradição, bordados e músicas de Roberto Carlos; VÍDEO

    maio 31, 2026

    Cantor Pedro Emílio alinha memórias e referências afetivas em álbum em que faz feats com Luedji Luna e Ryan Fidelis

    maio 31, 2026

    Ana Flauzina cai no samba de Salvador no álbum autoral ‘Rabiscos para o mar’

    maio 31, 2026

    Rock in Rio 2026 anuncia Calvin Harris e Black Eyed Peas

    maio 31, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Costureira que veste presidente do México une tradição, bordados e músicas de Roberto Carlos; VÍDEO

    maio 31, 2026

    Cantor Pedro Emílio alinha memórias e referências afetivas em álbum em que faz feats com Luedji Luna e Ryan Fidelis

    maio 31, 2026

    Mega-Sena: aposta de Palmas acerta cinco números e leva mais de R$ 33 mil

    maio 31, 2026

    De ex-presidiário a futuro médico: Quem é o estudante que inspira com trajetória de mudança

    maio 31, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Paraíso FM
Home»Entretenimento»Decisão de juiz sinaliza que a ação de Toninho Geraes contra Adele não é delírio do autor do samba ‘Mulheres’
Entretenimento

Decisão de juiz sinaliza que a ação de Toninho Geraes contra Adele não é delírio do autor do samba ‘Mulheres’

dezembro 16, 2024Nenhum comentário0 Visitas

Magistrado proíbe execução da música da cantora por ver ‘forte indício de consonância melódica’ entre ‘Million years ago’ e o hit de Martinho da Vila. ♫ OPINIÃO
♩ Somente um musicólogo pode atestar diante de um tribunal se de fato a música Million years ago – composta por Adele em parceria com o produtor musical norte-americano Greg Kurstin e lançada pela cantora britânica há nove anos no álbum 25 (2015) – é mesmo plágio do samba Mulheres (1995), como alega o compositor Toninho Geraes em ação que tramita na Justiça.
Música mais famosa do cancioneiro autoral de Toninho Geraes, Mulheres foi lançada 20 anos antes de Million years ago na voz de Martinho da Vila em gravação feita pelo cantor para o álbum Tá delícia, tá gostoso (1995), título mais vendido da discografia de Martinho.
E, convenhamos, a semelhança entre as melodias das duas composições é muito grande e não pode (ou pelo menos não deveria) ser percebida como uma coincidência casual. Tanto que o juiz Victor Torres, da 6ª Vara empresarial do Rio de Janeiro, vetou a reprodução e comercialização da gravação da música de Adele nas plataformas de streaming sem autorização de Geraes por ter detectado “forte indício de quase integral consonância melódica” entre as duas músicas em decisão que sinaliza que a justiça enfim poderá ser feita em favor de Toninho Geraes.
Cabe recurso, e Geraes luta na Justiça contra uma das cantoras mais famosas (e poderosas) do mundo e contra uma gravadora multinacional (a Sony Music), mas essa vitória inicial mostra que, sim, a ação não é delírio ou egotrip de Antônio Eustáquio Trindade Ribeiro, cantor e compositor mineiro nascido em Belo Horizonte (MG), em março de 1962, e conhecido como Toninho Geraes nas rodas e pagodes do Rio de Janeiro (RJ), cidade onde o artista reside deste 1979.
Se for comprovado o alegado plágio e Toninho Geraes vencer a ação, ficará a lição – para compositores do mundo todo – de que a apropriação indébita da criação de um artista do Brasil gera um preço a pagar. Literalmente.
Em que pese toda a explosão planetária da bossa nova e a crescente exposição do funk brasileiro além das fronteiras nacionais, parece ainda haver uma sensação no exterior de que o Brasil é uma terra de ninguém. Uma terra sem lei aplicada aos gringos. Contudo, Toninho Geraes tenta provar o contrário na Justiça ao defender a própria criação, supostamente alvo de plágio.
Que prevaleça a verdade e a Justiça seja feita!

Fonte: G1 Entretenimento

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Costureira que veste presidente do México une tradição, bordados e músicas de Roberto Carlos; VÍDEO

maio 31, 20260 Visitas

Cantor Pedro Emílio alinha memórias e referências afetivas em álbum em que faz feats com Luedji Luna e Ryan Fidelis

maio 31, 20260 Visitas

Ana Flauzina cai no samba de Salvador no álbum autoral ‘Rabiscos para o mar’

maio 31, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

‘Achava normal’: Fezes em formato de ‘fita’ é um dos alertas para câncer colorretal; relembre fala de Preta Gil

julho 22, 2025663 Visitas

Veja outros looks polêmicos de Bianca Censori, esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy 2025

fevereiro 4, 2025508 Visitas

Lucas Lucco mostra o pênis em vídeo tomando banho, apaga post e diz ‘foi mal’

dezembro 18, 2024293 Visitas

Estupro em ponto turístico de Palmas ocorreu em frente à viatura e base de segurança; polícia investiga

fevereiro 18, 2026162 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.