Moradores registram mortes de peixes em rio e caso é investigado; veja vídeo

0
25

Defesa Civil municipal orienta que população não consuma pescados do rio Cana Brava, em Talismã. Coleta de material será realizada neste domingo (27). Peixes morrem em rio localizado no município de Talismã
Diversos peixes foram encontrados mortos no rio Cana Brava, que fica no município de Talismã, no sul do Tocantins. Pessoas que passavam pelo local flagraram a situação. As autoridades orientam que a população não consuma os peixes do rio até descobrir o que causou as mortes.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A denúncia foi enviada à Defesa Civil da cidade na tarde de sábado (26). Um vídeo mostra os peixes que não resistiram boiando no rio. Além da Defesa Civil, o caso será apurado também pela Secretaria de Meio Ambiente de Talismã.
Uma das hipóteses levantadas pelos órgãos é que os peixes podem ter morrido após o grande volume de chuvas registrado na região. Segundo a Defesa Civil, o temporal teria arrastado matéria orgânica para o leito do rio, afetando o oxigênio e causando a mortandade.
Pessoas que passavam na região denunciaram o caso à Defesa Civil da cidade
Divulgação
Além disso, a enxurrada também pode ter alterado a temperatura média da água, situação que ocasionaria em choque térmico das espécies.
“O volume de água do leito do rio estava bem baixo, e o volume de água da chuva superou o que estava no rio. Dessa forma, os peixes também podem morrer, porque não estavam habituados com o clima da água”, explicou coordenador da Defesa Civil de Talismã João Carlos Lopes.
Na tarde deste domingo (27), as equipes da Secretaria de Meio Ambiente e da Defesa Civil vão realizar vistoria e coletar material do rio para análise. Enquanto isso, os órgãos não recomendam o consumo de peixes mortos nesta situação.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins