Close Menu
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Paraíso FM terça-feira, 9 dezembro
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Tocantins tem desembargador e juízes afastados por suspeitas que vão de assédio a venda de decisões

    novembro 25, 2025

    Capim Dourado Shopping traz a magia do Jardim Encantado do Noel para o Natal

    novembro 25, 2025

    VÍDEOS: Bom dia Tocantins de terça-feira, 25 de novembro de 2025

    novembro 25, 2025

    Polícia ambiental aplica R$ 2,3 milhões em multas após flagrar garimpo ilegal e áreas degradadas no Tocantins

    novembro 25, 2025

    g1 Ouviu #321 – Gaby Amarantos questiona: ‘Por que a música do Rio é nacional e a do Pará é regional?’

    dezembro 9, 2025

    O que está por trás da disputa entre Netflix e Paramount pela Warner

    dezembro 9, 2025

    Padre Marcelo Rossi sobe ‘A montanha’ com Roberto Carlos em ‘Amorização 2’

    dezembro 9, 2025

    A vida dupla da ‘rainha da cetamina’, acusada pela morte de ator de ‘Friends’

    dezembro 9, 2025

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    g1 Ouviu #321 – Gaby Amarantos questiona: ‘Por que a música do Rio é nacional e a do Pará é regional?’

    dezembro 9, 2025

    Policial militar filmado agredindo homem no meio de rua entrou na PM em 2022 e ganha R$ 6,7 mil

    dezembro 9, 2025

    O que está por trás da disputa entre Netflix e Paramount pela Warner

    dezembro 9, 2025

    Wanderlei Barbosa estabelece prazo de 60 dias para comissão avaliar ações da gestão interina

    dezembro 9, 2025
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Paraíso FM
Home»Entretenimento»Voz mais zen da nação nordestina, Geraldo Azevedo chega aos 80 anos com obra romântica de sabor tropical
Entretenimento

Voz mais zen da nação nordestina, Geraldo Azevedo chega aos 80 anos com obra romântica de sabor tropical

janeiro 11, 2025Nenhum comentário1 Visitas

Geraldo Azevedo faz 80 anos hoje, 11 de janeiro
Letycia Miller / Divulgação
♫ ANÁLISE
♪ simboliza a face e a voz mais zen da nação musical nordestina. Sem a eletricidade de colegas como o conterrâneo Alceu Valença e o paraibano Zé Ramalho, o cantor, compositor e violonista pernambucano vive em voltagem mais baixa que realça a doçura romântica do autor e intérprete de Caravana (1975), parceria com Alceu que deu projeção a Geraldo há 50 anos.
Na época em que o Brasil foi atrás de Caravana, atraído pela música amplificada na trilha sonora da novela Gabriela (1975), o artista tinha 30 anos e talvez não imaginasse que, passadas cinco décadas, o povo do Brasil ainda seguiria a caravana do mais novo octogenário da música brasileira.
Nascido em 11 de janeiro de 1945, às margens do rio São Francisco, em Jatobá, na zona rural de Petrolina (PE), Geraldo Azevedo de Amorim chega hoje aos 80 anos no embalo de obra expressiva.
O estado de espírito do aniversariante do dia parece ter sido traduzido pelo título da recente canção Estou em paz, apresentada pelo cantor em novembro, em single produzido por Robertinho de Recife. Parceria de Geraldo com Sérgio Peres, Estou em paz se juntou a um cancioneiro de sabor tropical.
Nesse cancioneiro melodioso, a poesia sensível dos versos – escritos por poetas letristas como Fausto Nilo e José Carlos Capinan – se harmoniza com o romantismo atemporal da obra de Geraldo sem anular a eventual vivacidade dos temas de caráter mais forrozeiro.
Sem falar que o cancioneiro autoral de Geraldo Azevedo também vem temperado com a latinidade caribenha que banha parte da música da nação nordestina.
Da vertente mais romântica, Dia branco (Geraldo Azevedo e Renato Rocha, 1979) atravessa gerações como a trilha sonora preferida dos casais rumo ao altar. Mas como esquecer da nostalgia onírica de Você se lembra (Geraldo Azevedo, Pippo Spera e Fausto Nilo, 1996), uma das grandes canções de Geraldinho, como o artista por vezes é chamado carinhosamente pelos colegas?
A chama romântica continua no ar a cada vez que se ouve uma canção como Chorando e cantando (Geraldo Azevedo e Fausto Nilo, 1986). Já Moça bonita (Geraldo Azevedo e José Carlos Capinam, 1981) exala brejeirice que cheira a botão de laranjeira, como diz o verso de Capinan.
Político ao anunciar o exílio da Canção da despedida (Geraldo Azevedo e Geraldo Vandré, 1983), música que se afina com a trilha da vida de artista que foi perseguido e inclusive torturado pela ditadura, o compositor de Bicho de sete cabeças (Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Renato Rocha, 1979) tem assinatura própria na música brasileira.
Quando Geraldo Azevedo se junta com os elétricos parceiros Alceu Valença e Zé Ramalho, o resultado pode ser tão viajante quanto Táxi lunar (1977). Mas, em essência, a viagem de Geraldo Azevedo é feita ao redor do coração. Parceiro das delícias do amor, o artista parece viajar pelo mundo da lua de mel quando cria canções que ecoam há décadas nas playlists românticas do Brasil.
Logomarca comemorativa dos 80 anos de Geraldo Azevedo
Reprodução

Fonte: G1 Entretenimento

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

g1 Ouviu #321 – Gaby Amarantos questiona: ‘Por que a música do Rio é nacional e a do Pará é regional?’

dezembro 9, 20250 Visitas

O que está por trás da disputa entre Netflix e Paramount pela Warner

dezembro 9, 20250 Visitas

Padre Marcelo Rossi sobe ‘A montanha’ com Roberto Carlos em ‘Amorização 2’

dezembro 9, 20250 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

‘Achava normal’: Fezes em formato de ‘fita’ é um dos alertas para câncer colorretal; relembre fala de Preta Gil

julho 22, 2025394 Visitas

Lucas Lucco mostra o pênis em vídeo tomando banho, apaga post e diz ‘foi mal’

dezembro 18, 2024263 Visitas

Veja outros looks polêmicos de Bianca Censori, esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy 2025

fevereiro 4, 2025248 Visitas

STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

setembro 16, 202458 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2025 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.