Mais de 2,4 mil candidatos faltam ao vestibular da UFT e taxa de abstenção supera 29%

0
11

Ao todo, 9.253 pessoas se inscreveram para concorrer a uma das 748 vagas. Os gabaritos provisórios devem ser divulgados nesta segunda-feira (20). Provas do vestibular da UFT foram aplicadas no fim de semana
Regiane Rocha/Secom Palmas
Mais de 2,4 mil candidatos inscritos no vestibular da Universidade Federal do Tocantins (UFT) deixaram de fazer as provas, neste domingo (19), resultando em uma taxa de abstenção superior a 29%. O vestibular foi organizado pela Comissão Permanente de Seleção da UFT, a Copese.
Ao todo, 9.253 pessoas se inscreveram para concorrer a uma das 748 vagas, distribuídas entre 27 cursos de graduação da UFT e 12 cursos de graduação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Os gabaritos provisórios devem ser divulgados nesta segunda-feira (20).
Durante a manhã, os inscritos responderam a 32 questões das áreas de “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”. À tarde, enfrentaram 44 questões sobre as áreas de “Ciências Humanas e suas Tecnologias” e “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”.
Segundo a Copese, pela manhã, 2.410 candidatos faltaram, resultando em uma média de abstenção de 29,20%. No período da tarde, o número de ausentes aumentou para 2.415, representando 29,26% do total de inscritos.
LEIA MAIS
Caneta azul ou preta e documento na mão: veja como se preparar o dia do vestibular da UFT
A maior abstenção proporcional ao número de inscritos ocorreu em Arraias, onde 104 pessoas (51,2%) faltaram.
Concorrência
Na lista dos cursos, medicina registrou mais candidatos para ampla concorrência. Para Palmas, são 2.148 pessoas disputando cinco vagas, que dá uma concorrência de 429.6 por vaga. Em Araguaína só tem uma vaga, disputada por 722 candidatos.
As provas vão ser em Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis. Com exceção dos candidatos para o curso de medicina, onde as provas serão aplicadas apenas em Palmas e Araguaína.
As provas e gabaritos preliminares devem ser divulgados no dia seguinte. A previsão é que o resultado final seja publicado no dia 8 de julho. O segundo semestre deve começar no dia 5 de agosto.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins