Governo do Tocantins e ONG iniciam a preparação de áreas para o plantio de árvores

0
44

O plantio de 10.000 mudas será realizado em três propriedades localizadas em Taquaruçu Grande em uma área de 3 hectares.

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a ONG norte americana 8 Billion Trees iniciaram, na última quinta feira, 9, a preparação de três propriedades localizadas em Taquaruçu Grande que irão receber na próxima segunda, 13, o plantio de 10.000 mudas de árvores nativas do Estado.

As mudas nativas do bioma cerrado foram divididas em espécies de áreas florestais, mais próximas de beira de rio e áreas de cerrado. Dentre as espécies que serão plantadas estão todas as variedades de ipês, as frutíferas como o baru e jenipapo e também as ornamentais como os angicos e aroeiras.

Área degradada vai receber mudas de árvores nativas do bioma cerrado. Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins.

A Coordenadora da K3 Consultoria Ambiental, Eliana Pareja, está a frente do projeto e destaca que “o objetivo principal desse plantio é iniciar a restauração de áreas degradadas”. Ainda segundo a coordenadora “o foco do Estado é identificar as áreas que estão alteradas e viabilizar a recuperação dessa vegetação. A ideia é que essa parceria seja o início dos processos de restaurações florestais no Tocantins”.

ONG

A ONG 8 Billion Trees foi fundada em 10 de novembro de 2018, por Mike Powell e Jon Chambers, que investiram seu próprio dinheiro para começar a transformar em realidade o sonho de plantar 8 bilhões de árvores pelo mundo.

A ONG já plantou mais de 199.267 árvores recuperando diversas áreas no planeta com fundos de doações em: Madagascar, Indonésia, República Democrática do Congo e Tanzânia.

O controle do plantio é feito através de parcerias com ONG’s locais que produzem relatórios mensais com fotos e vídeos que mostram a evolução e crescimento das árvores plantadas.

*(Com informações da 8 Billion Trees).