Dianópolis realiza 6° Conferência Municipal de Saúde nesta terça, 02

0
132

Com o tema: “Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”, a Conferência é o pleno exercício da cidadania.

Promover uma saúde mais democrática, é o objetivo da 6° Conferência Municipal de Saúde, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, que está acontecendo durante toda essa terça-feira, 02, no auditório da Diretoria Regional de Ensino (DRE), com a presença de servidores, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), autoridades e comunidade.

 

Com o tema: “Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”, a Conferência é o pleno exercício da cidadania. Um momento onde comunidade, trabalhadores e autoridades, podem definir e traçar as metas da saúde no município.

 

O evento teve início com apresentações cultural dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Dianópolis, com canto e dança. Na oportunidade, a secretária municipal de saúde, Juliana Taffner, agradeceu a participação de todos e falou da importância da Conferência. “A Conferência é onde vamos traçar os passos para construção de uma saúde mais democrática e participativa. Precisamos da participação de todos, assim vamos conseguir construir a saúde que queremos”, disse.

 

O prefeito, Padre Gleibson Moreira, destacou a importância da humanização. “Uma saúde mais humana, mais democrática é isso que planejamos todos os dias, com a ajuda dos nossos colaboradores. Além disso, para que possamos construir uma saúde mais democrática, é preciso que a comunidade entenda a importância da participação dela na construção de todo o processo”, enfatizou.

 

Na oportunidade houve a palestra com o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Mário Benício, que promoveu uma ampla discussão sobre os eixos temáticos: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS. “As Conferências são extremamente importantes. É por meio delas que conseguimos nortear os passos da gestão na saúde do município. A comunidade precisa entender a importância desse papel, dessa participação. É um momento de reflexão e participação da população. E isso é fundamental para que se busque e alcance mudança”, destacou.

 

O evento contou com presença dos vereadores, Domingos Cirqueira, Gena Ferreira e Laeste Ferreira e Lucinha Ribeiro.

 

Durante o evento, haverá discussões nos grupos temáticos de trabalho e escolha dos delegados que irão representar o Município de Dianópolis, na Conferência Estadual.

 

 

https://www.t1noticias.com.br/cidades/dianopolis-realiza-60-conferencia-municipal-de-saude-nesta-terca-02/102304/