Corpo de Bombeiros Militar recebe novos e modernos equipamentos de salvamento e resgate

0
231

Aconteceu na manhã desta terça-feira, 18, na sede do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, em Palmas, a entrega técnica dos novos equipamentos adquiridos pela corporação por meio de convênio federal junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O evento representa a chegada de uma série de itens, seguida do treinamento dos bombeiros militares que vão operar esses equipamentos nos serviços de emergência 24h.

Com a aquisição, o CBMTO reforça a lista de equipamentos de ponta, com grande aporte tecnológico para melhorar os resultados das ações de salvamento, de salvamento em ambiente confinado e mergulho.

Divulgação/ Corpo de Bombeiros do Tocantins.

Os itens são importados da Holanda e além das explicações sobre cada equipamento, o representante da empresa importadora mostrou na prática como cada item funciona.

Ao todo são 08 conjuntos de desencarceradores leves, cada kit contém um moto bomba, ferramenta hidráulica combinada, mangueiras e cilindro telescópico. E também 03 conjuntos de desencarceradores pesados, com ferramenta hidráulica de separação, tesoura corta pedal, duas tesouras, moto bomba, ferramenta hidráulica combinada, mangueiras e cilindro telescópico.

Entre os novos itens há também 03 compressores de ar respirável, sendo um deles portátil, que possibilita seu transporte para os locais de operação.

Com capacidade para 270 litros de ar por minuto, os outros dois compressores representam rapidez na recarga dos cilindros de ar usados pelos bombeiros militares tanto nas ações de mergulho, quanto no resgate em locais confinados e em combate a incêndio.

Distribuição

Segundo o major Jairon Fernandes Soares, comandante da Companhia de Manutenção do CBMTO, cada Batalhão e Companhia de Bombeiros Militar enviou dois representantes para o treinamento.

O major relatou ainda que a nova compra coloca a corporação em patamar diferenciado, com a população recebendo melhores resultados nas ocorrências que precisam de equipamentos especiais, desse porte.

“Esses equipamentos representam mais segurança, agilidade e rapidez para os bombeiros na hora de uma ação de desencarceramento de vítimas presas em. Essa aquisição é de grande importância para a sociedade”, afirmou.

Os novos equipamentos serão distribuídos para as unidades instaladas nas margens das rodovias, Paraíso do Tocantins, Colinas, Araguaína e Gurupi. Além de Palmas, afirmou o tenente-coronel André Carvalho, Diretor de Logística do CBMTO.

Com informações do Corpo de Bombeiros do Tocantins.