Close Menu
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Paraíso FM domingo, 7 dezembro
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Tocantins tem desembargador e juízes afastados por suspeitas que vão de assédio a venda de decisões

    novembro 25, 2025

    Capim Dourado Shopping traz a magia do Jardim Encantado do Noel para o Natal

    novembro 25, 2025

    VÍDEOS: Bom dia Tocantins de terça-feira, 25 de novembro de 2025

    novembro 25, 2025

    Polícia ambiental aplica R$ 2,3 milhões em multas após flagrar garimpo ilegal e áreas degradadas no Tocantins

    novembro 25, 2025

    Silvero Pereira vence a Dança dos Famosos 2025

    dezembro 7, 2025

    Mauri: relembre a trajetória do sertanejo em FOTOS

    dezembro 7, 2025

    Quem é Mauri, irmão de Chitãozinho e Xororó que morreu em acidente

    dezembro 7, 2025

    Grupo Roupa Nova manda recado para o vocalista Paulinho, falecido há cinco anos, em canção de EP que sai em 2026

    dezembro 7, 2025

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Silvero Pereira vence a Dança dos Famosos 2025

    dezembro 7, 2025

    Mauri: relembre a trajetória do sertanejo em FOTOS

    dezembro 7, 2025

    Quem é Mauri, irmão de Chitãozinho e Xororó que morreu em acidente

    dezembro 7, 2025

    Wanderlei Barbosa determina criação de comissão para avaliar ações da gestão interina no governo do Tocantins

    dezembro 7, 2025
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Paraíso FM
Home»Entretenimento»Como é bom viver e assistir a um show no tempo ensolarado de Marcos Valle!
Entretenimento

Como é bom viver e assistir a um show no tempo ensolarado de Marcos Valle!

fevereiro 9, 2025Nenhum comentário0 Visitas

Exuberância de apresentação do artista no Rio expõe a felicidade da obra do compositor carioca. Marcos Valle faz retrospectiva da carreira em show no Blue Note Rio
Mauro Ferreira / g1
♫ OPINIÃO SOBRE SHOW
Título: Marcos Valle
Artista: Marcos Valle
Data e local: 8 de fevereiro de 2025 – sessão das 22h30m – no Blue Note Rio (Rio de Janeiro, RJ)
Cotação: ★ ★ ★ ★ ★
♬ “Bicicleta”, pediu a espectadora, sentada em uma das mesas alocadas na frente do palco do Blue Note Rio, quando Marcos Valle voltou para o bis do segundo dos dois shows apresentados pelo artista na casa carioca na noite de ontem, 8 de fevereiro.
O cantor atendeu o pedido, justificando que Bicicleta (1984) – música composta com o irmão Paulo Sérgio Valle e lançada por Marcos na fase malhação da discografia da década de 1980 – era música ensolarada que caía bem na função de encerrar a temporada de shows do artista no Blue Note Rio e no Blue Note São Paulo.
Antes de acionar o motor pop de Bicicleta, o cantor interpretou com a devida sobriedade, em número solo de voz e piano Rhodes, grande canção politizada da era dos festivais, Viola enluarada (1968), outra parceria com o irmão Paulo Sérgio Valle. O contraste entre Viola enluarada e Bicicleta exemplificou no show a versatilidade rítmica do cancioneiro desse já octogenário compositor carioca que entrou em cena no início da década de 1960, ainda no embalo da revolução feita pela Bossa Nova em 1958.
Ícone planetário da Bossa Nova, por conta do sucesso do Samba de verão (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle, 1964) em escala mundial a partir de 1966, o cantor, compositor, pianista e arranjador carioca fez no Blue Note Rio uma exuberante retrospectiva da carreira.
Em roteiro inteiramente autoral, construído com músicas lançadas ao longo dos últimos 60 anos e sem a preocupação de incluir todos os hits, o artista surpreendeu o público ao reviver o baião Os ossos do barão (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle, 1973), tema-título da novela exibida pela TV Globo entre outubro de 1973 e março de 1974.
Baião aliciante que ecoa a influência de Luiz Gonzaga (1912 – 1989) na formação musical do artista, Os ossos do barão aparece no disco com a trilha sonora nacional da novela – trilha inteiramente composta por Marcos com Paulo Sérgio Valle – e também no álbum Previsão do tempo, lançado por Valle no mesmo ano de 1973.
Deste disco, o cantor reviveu no show Mentira (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle, 1973) – tema propagado em outra novela da Globo, Carinhoso (1973 / 1974) – e Não tem nada não (1973), parceria de Marcos com Eumir Deodato e João Donato (1934 – 2023).
A exuberância do show também deve ser creditada à grandeza da banda que se acomodou com Marcos Valle no pequeno palco do Blue Note e que incluía Alberto Continentino, baixista gigante, e o baterista Renato Massa. A potência dos sopros de Jessé Sadoc (saxofone e flugelhorn) amplificou a energia solar de obra muito calcada no groove, iluminando músicas como Estrelar (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle, 1983), o maior hit da fase malhação do cantor.
Como o groove imperou, temas instrumentais como Jet-samba e Bar inglês, ambos apresentados há 20 anos no álbum Jet-samba (2005), também moldaram o roteiro, parcialmente seguido por Marcos Valle com os vocais de Patrícia Alvi, hábeis tanto nos temas de ritmos mais ágeis como nas músicas mais lentas, caso do nublado samba-canção Preciso aprender a ser só (1965), standard da parceria de Marcos com o irmão Paulo Sérgio que ecoa a influência menos aparente do cancioneiro de Dolores Duran (1930 – 1959) na obra do artista.
Entre a reflexão outonal de Emicida sobre o tempo nos versos de Cinzento (2020) e a ode festiva ao bem e à paz de Parabéns (Marcos Valle e Stephen Bond, 2003), Marcos Valle fez enérgica abordagem de Se projeta (2020) – parceria com Bem Gil que cresceu no show em relação à gravação do álbum Cinzento (2020) – e seguiu a rota intercontinental de A Paraíba não é Chicago (Marcos Valle, Paulo Sérgio Valle, Laudir de Oliveira, Peter Cetera e Leon Ware, 1981) ao dar voz a este híbrido de baião e funk.
Com coesão e sem tempos mortos, o show ratificou a atmosfera solar e jovial do cancioneiro de Marcos Valle, compositor que celebra a vida sem choro nem dor, como cantou nos versos de Água de coco (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle, 2003), outro tema que se afina com o verão da bicicleta, do samba, da bossa.
Parafraseando versos dessa música lançada no álbum Contrasts (2003), como é bom viver no tempo ensolarado de Marcos Valle!
Marcos Valle canta músicas como o baião ‘Os ossos do barão’, de 1973
Mauro Ferreira / g1

Fonte: G1 Entretenimento

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Silvero Pereira vence a Dança dos Famosos 2025

dezembro 7, 20250 Visitas

Mauri: relembre a trajetória do sertanejo em FOTOS

dezembro 7, 20250 Visitas

Quem é Mauri, irmão de Chitãozinho e Xororó que morreu em acidente

dezembro 7, 20250 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

‘Achava normal’: Fezes em formato de ‘fita’ é um dos alertas para câncer colorretal; relembre fala de Preta Gil

julho 22, 2025392 Visitas

Lucas Lucco mostra o pênis em vídeo tomando banho, apaga post e diz ‘foi mal’

dezembro 18, 2024262 Visitas

Veja outros looks polêmicos de Bianca Censori, esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy 2025

fevereiro 4, 2025248 Visitas

STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

setembro 16, 202457 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2025 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.