Auxílio Emergencial: Caixa aguarda governo federal divulgar novo calendário para detalhar pagamento da 2ª parcela

0
210

Respostas dos pedidos em análise devem sair até esta terça (12).

 

O vice-presidente de varejo da Caixa Econômica Federal (CEF), Paulo Henrique Angelo, disse que o banco aguarda o governo federal divulgar o novo calendário do Auxílio Emergencial para detalhar como será feito o pagamento das próximas parcelas.

“Quanto ao calendário, esta divulgação será feita pelo governo federal. A Caixa aguarda essa divulgação para aí sim passar detalhes operacionais deste pagamento”, disse durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (11).

Ele informou ainda que a Caixa espera receber até esta terça (12) um novo lote da Dataprev e do Ministério da Cidadania com as respostas dos pedidos de auxílio que estão em análise.

“Assim que recebermos o arquivo, nós faremos o processamento e comunicaremos os detalhes de pagamento para as pessoas que foram contempladas”, afirmou Angelo.

Durante uma reunião virtual da comissão mista do Congresso, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, reforçou que 17 milhões de pessoas que solicitaram o auxílio devem receber resposta até amanhã, destaca o Valor Online.

Segundo o vice-presidente de varejo da Caixa, o banco está focado agora em finalizar o pagamento da primeira parcela do auxílio, mas que também já está preparado para iniciar o novo cronograma.

“A Caixa está preparada para iniciar o pagamento da segunda parcela a partir de todas as medidas que nós adotamos e que tiveram resultados práticos. Esperamos que a segunda parcela tenha um pagamento ainda mais tranquilo”, afirmou.

 

Calendário de pagamento

 

São três calendários de pagamento diferentes:

  1. um para quem se inscreveu para receber o Auxílio Emergencial através do aplicativo ou do site do programa;
  2. um segundo para os beneficiários que recebem o Bolsa Família;
  3. e um terceiro para os inscritos no Cadastro Único que não recebem o Bolsa Família e mulheres chefes de família.

Para quem for receber via poupança digital da Caixa, os saques em dinheiro começam a ser liberados na segunda.

 

VEJA O CALENDÁRIO POR GRUPOS DE BENEFICIÁRIOS

  1. Inscritos no aplicativo e site:

 

  • A primeira parcela para esses beneficiários começou a ser paga em 14 de abril. Os pagamentos são feitos em até cinco dias úteis após o cadastro. Muitos beneficiários, no entanto, reclamam de atraso nos e afirmam que esse prazo não vem sendo cumprido.

 

  • Para a segunda parcela, a Caixa chegou a anunciar a antecipação do pagamento, mas o Ministério da Cidadania informou que o governo não seria possível antecipar. Previstos inicialmente para começarem na próxima segunda-feira (27), os pagamentos da segunda parcela do Auxílio Emergencial ainda não têm data definida.

 

  • A terceira e última parcela está programada para maio: – 26 de maio para nascidos de janeiro a março – 27 de maio para nascidos de abril a junho – 28 de maio para nascidos de julho a setembro – 29 de maio para nascidos de outubro a dezembro.

 

  1. Beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do Bolsa Família vão receber nas mesmas datas e da mesma forma em que recebem esse benefício.

 

  • A primeira parcela do Auxílio Emergencial já foi paga àqueles cujo último dígito do NIS é igual a 1, 2, 3, 4 ou 5. Os demais seguem o calendário: – Sexta-feira (24): 1.919.453 beneficiários cujo último digito do NIS é igual a 6 – Segunda-feira (27): 1.921.061 beneficiários cujo último digito do NIS é igual a 7 – Terça-feira (28): 1.917.991 beneficiários cujo último digito do NIS é igual a 8 – Quarta-feira (29): 1.920.953 beneficiários cujo último digito do NIS é igual a 9 – Quinta-feira (30): 1.918.047 beneficiários cujo último digito do NIS é igual a 0.
  • Segunda parcela: últimos dez dias úteis de maio
  • Terceira parcela: últimos dez dias úteis de junho

 

  1. Inscritos no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família
  • A primeira parcela foi creditada para esses beneficiários entre os dias 14 e 17 de abril. Outros 1,2 milhão de beneficiários cujos cadastros foram validados pelo Dataprev no último domingo irão receber na quarta-feira (22).

 

  • Para a segunda parcela, a Caixa chegou a anunciar a antecipação do pagamento, mas o Ministério da Cidadania informou que o governo não seria possível antecipar. Previstos inicialmente para começarem na próxima segunda-feira (27), os pagamentos da segunda parcela do Auxílio Emergencial ainda não têm data definida.

 

  • Terceira e última parcela: – 26 de maio para nascidos de janeiro a março – 27 de maio para nascidos de abril a junho – 28 de maio para nascidos de julho a setembro – 29 de maio para nascidos de outubro a dezembro

 

 

Por: G1 Globo