Close Menu
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Paraíso FM terça-feira, 5 maio
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Tocantins tem desembargador e juízes afastados por suspeitas que vão de assédio a venda de decisões

    novembro 25, 2025

    Capim Dourado Shopping traz a magia do Jardim Encantado do Noel para o Natal

    novembro 25, 2025

    VÍDEOS: Bom dia Tocantins de terça-feira, 25 de novembro de 2025

    novembro 25, 2025

    Polícia ambiental aplica R$ 2,3 milhões em multas após flagrar garimpo ilegal e áreas degradadas no Tocantins

    novembro 25, 2025

    Madonna, Kylie Jenner… veja looks do Met Gala que fizeram referência a obras de arte

    maio 5, 2026

    Nascida há 80 anos, Beth Carvalho permanece na memória nacional como sólida referência do samba carioca

    maio 5, 2026

    Criador do ‘passinho do Jamal’ desabafa sobre falta de visibilidade: ‘Sofro preconceito’

    maio 5, 2026

    Por que Bad Bunny se transformou em um octogenário para o Met Gala 2026?

    maio 5, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Madonna, Kylie Jenner… veja looks do Met Gala que fizeram referência a obras de arte

    maio 5, 2026

    Nascida há 80 anos, Beth Carvalho permanece na memória nacional como sólida referência do samba carioca

    maio 5, 2026

    Criador do ‘passinho do Jamal’ desabafa sobre falta de visibilidade: ‘Sofro preconceito’

    maio 5, 2026

    Por que Bad Bunny se transformou em um octogenário para o Met Gala 2026?

    maio 5, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Paraíso FM
Home»Destaques»Veja como votaram os deputados federais do Tocantins no projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Destaques

Veja como votaram os deputados federais do Tocantins no projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

dezembro 10, 2025Nenhum comentário0 Visitas


Alexandre Guimarães (MDB), Antônio Andrade (Republicanos), Carlos Henriqu Gaguim (União), Eli Borges (PL), Filipe Martins (PL), Ricardo Ayres (Republicanos), Tiago Dimas (Podemos) e Vicentinho Junior (PP)
Câmara dos Deputados/Arte g1
Sete parlamentares do Tocantins votaram pela aprovação do texto base do projeto de lei da Dosimetria, na Câmara dos Deputados. O texto reduz as penas e o tempo de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os demais condenados por tentativa de golpe de estado.
O projeto foi aprovado com 291 votos a favor e 148 contrários, além de uma abstenção. Outros 72 deputados estavam ausentes. A votação ocorreu na madrugada desta quarta-feira (10).
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
O projeto agora segue para análise do Senado, onde deve ser votado ainda em 2025. Se for aprovado também entre os senadores, o texto vai para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que também pode optar pelo veto integral ou parcial do texto.
Veja como votaram os deputados do Tocantins:
Alexandre Guimarães (MDB) – Sim
Antônio Andrade (Republicanos) – Sim
Carlos Henrique Gaguim (União) – Sim
Eli Borges (PL) – Sim
Filipe Martins (PL) – Sim
Ricardo Ayres (Republicanos) – Não
Tiago Dimas (Podemos) – Sim
Vicentinho Junior (PP) – Sim
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O texto, caso seja sancionado, também deve beneficiar os envolvidos no atentado de 8 de janeiro de 2023, quando milhares de pessoas invadiram e depredaram prédios das sedes dos três poderes em Brasília.
LEIA MAIS
Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
STF começa a analisar retorno de Wanderlei ao cargo de governador do Tocantins; veja como é processo
Entenda o projeto
A proposta não concede anistia – que é o perdão que extingue a punibilidade -, mas diminui o tempo de prisão que os condenados devem cumprir.
Aliados do governo Lula, no entanto, protestaram contra o projeto, considerando que ele representa impunidade após as condenações definidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O projeto estabelece mudanças significativas na forma como as penas são calculadas e progredidas, afetando diretamente condenados como Bolsonaro, que cumpre uma pena de 27 anos e 3 meses de prisão por, entre outros crimes, comandar um plano de golpe de Estado.
As três principais mudanças são:
Absorção de crimes: O PL prevê que o crime de golpe de Estado (que tem pena maior, de 4 a 12 anos) deve absorver o crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito (pena de 4 a 8 anos).
Atualmente, o STF entende que esses dois delitos podem ser somados se ocorrerem simultaneamente. Pela nova regra, se os crimes forem cometidos no mesmo contexto, as penas não seriam somadas, mas sim aplicado o chamado “concurso formal de crimes”. Isso significa que seria aplicada a pena do crime mais grave (golpe de Estado), com um acréscimo de um sexto até a metade.
Essa mudança resultaria em uma redução inicial de 6 anos e 6 meses na pena total de Bolsonaro, por exemplo.
Progressão de regime mais rápida: O texto também estabelece que a progressão de pena deve ser mais rápida do que a regra atual. Pelo PL, o condenado poderia sair do regime fechado após o cumprimento de 1/6 da pena. Atualmente, a lei exige o cumprimento de 1/4 da pena para a progressão.
Abatimento de pena por trabalho em prisão domiciliar: O projeto também propõe que condenados que passaram um período com tornozeleira eletrônica em prisão domiciliar possam abater parte da pena pelos dias trabalhados.
Se o projeto virar lei, a expectativa, segundo cálculos da equipe do relator Paulinho da Força, é que Bolsonaro permaneceria preso em regime fechado por cerca de 2 anos e 4 meses, uma queda significativa em relação ao tempo previsto pela condenação.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Mulher é assassinada a tiros dentro de casa em Porto Nacional

maio 5, 20260 Visitas

Mulher morre após cair de moto e ser atropelada na BR-153 no Tocantins

maio 5, 20260 Visitas

‘Vamos sofrer muito sem ele’, diz viúva de PM que morreu após sofrer queimaduras ao fritar peixe

maio 5, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

‘Achava normal’: Fezes em formato de ‘fita’ é um dos alertas para câncer colorretal; relembre fala de Preta Gil

julho 22, 2025624 Visitas

Veja outros looks polêmicos de Bianca Censori, esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy 2025

fevereiro 4, 2025466 Visitas

Lucas Lucco mostra o pênis em vídeo tomando banho, apaga post e diz ‘foi mal’

dezembro 18, 2024291 Visitas

Estupro em ponto turístico de Palmas ocorreu em frente à viatura e base de segurança; polícia investiga

fevereiro 18, 2026158 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.