Governo disse que devem ser contratados 70 novos brigadistas para atuar em oito municípios. Tocantins continua em segundo lugar no ranking de queimadas.

Defesa Civil aposta em tecnologia para combater queimadas no Tocantins

Defesa Civil aposta em tecnologia para combater queimadas no Tocantins

Neste ano, uma das principais aliadas no combate ao fogo será a tecnologia. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente disse que comprou uma ferramenta que possibilita acompanhar com uma precisão de centímetros imagens de satélite de todo o Tocantins. Um dos objetivos é identificar a origem do fogo. Um drone também será usado para monitorar as queimadas e incêndios florestais. 

O diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Rubens Brito, informou também que a ferramenta poderá apontar se o incêndio foi criminoso. “A gente pode casar as informações de pontos de queimadas com dados de imagens de satélites que vão poder, por exemplo, disponibilizar a informação de qual é a origem desse fogo, se é criminoso e como você acessa esse ponto de queima”.

Segundo Brito, o Centro de Referência e Coleta de Dados, já foi implantado em Gurupi, sul do Tocantins, e deve receber novos equipamentos, entre eles um drone. Para o combate aos incêndios devem ser contratados 70 novos brigadistas para atuarem em oito municípios.

“O recurso que a gente tem infelizmente só vai ser possível contratar brigadistas para atuar nessas regiões, mas os municípios têm autonomia inclusive financeira para fazer a contratação das suas brigadas também”, explicou.

Nas últimas 48 horas o Tocantins registrou 115 focos de calor e permanece em segundo lugar no ranking de queimadas, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Governo usará tecnologia no combate às queimadas (Foto: Frederick Borges/Governo do Tocantins)Governo usará tecnologia no combate às queimadas (Foto: Frederick Borges/Governo do Tocantins)

Governo usará tecnologia no combate às queimadas (Foto: Frederick Borges/Governo do Tocantins)

http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/tocantins-tera-drone-e-ferramenta-que-usa-imagens-de-satelites-para-identificar-focos-de-incendio.ghtml


Compartilhar:

Deixe seus Comentario