Colégio São Geraldo premia alunos vencedores do Projeto Soletrando, em Paraíso

Foi realizado na noite desta sexta-feira, 10, a final do Projeto Soletrando do Colégio São Geraldo de Paraíso do Tocantins, para alunos do 3º, 4º e 5º ano. O evento aconteceu no Auditório da ACIP – Associação Comercial e Industrial de Paraíso, das 19 às 21h, e foi apresentado pelo cerimonialista, diácono Carlão da Igreja Católica.

Na abertura da programação, a irmã Ana Dalva, diretora do Colégio São Geraldo fez os agradecimentos aos participantes, convidados e finalizou rezando o Pai Nosso.

Foto: Fábio Glaydson/Surgiu

O Soletrando do Colégio São Geraldo foi organizado pela orientadora Naira Moraes e pela coordenadora pedagógica, Aline da Silva. 18 alunos participaram da final, sendo 6 de cada ano.

Foto: Fábio Glaydson/Surgiu

A ALP – Academia de Letras de Paraíso formou a Banca Examinadora com os seguintes imortais: o presidente Toni Ferreira, o vice presidente Ademir Rêgo, o secretário Assis Vanderley, Dourival Santiago que também é membro da Academia Tocantinense de Letras, Rosely Camargo e Esmeraldo Batista da Luz.

Foto: Fábio Glaydson/Surgiu

Os imortais Valdeni Brito e João Inácio, que estavam confirmados para integrar a banca não compareceram por estarem em viagens da profissão de advogados. Sem serem integrantes da Mesa, mas, que compareceram para prestigiar o evento, foram os imortais Miguel Rosa e Ana Vovó.

Foto: Fábio Glaydson/Surgiu

O que impressionou o público presente no auditório foi o alto nível dos alunos. Seis alunos do 3º ano soletraram as 100 palavras ditadas pelo chefe de cerimonial, sem que se alcançasse o finalista, o que só aconteceu depois de uma rodada extra no final.

Alguns familiares dos participantes levaram torcida organizada, com faixas, cartazes, apitos e buzinas, o que deu um tom de uma competição sadia, como era determinado pela direção da escola.

Os alunos do 4º e 5º  proporcionaram, também, uma disputa acirrada até a última das 100 palavras, sendo aplaudidos a cada acerto e até mesmo quando acontecia os erros.

Vencedores
3º ANO
1ª – Samira
2ª – Lívia
3ª – Elisa

4º ANO
1ª – Maria Antônia
2ª – Lucas
3º – Pietro

5º ANO
1ª – Maria Eduarda
2º – Murilo
3ª – Jackeline

Foto: Fábio Glaydson/Surgiu
Foto: Fábio Glaydson/Surgiu

A aluna Heloisa Moraes, do 5º ano, leu os agradecimentos em nome dos 18 alunos participantes do Soletrando e, dos outros mais de cem que se inscreveram e participaram das fases inicias do Programa.

Foto: Fábio Glaydson/Surgiu

O presidente da Academia de Letras de Paraíso, Toni Ferreira, falou em nome dos imortais da entidade e disse da satisfação em ver alunos de tão tenra idade dando verdadeiras aulas de português no quesito soletrar. Disse esperar ver a maioria deles futuramente integrando a ALP.

Foto: Fábio Glaydson/Surgiu

A escritora Rosely Camargo, mais uma vez mostrou seu desempenho na arte de declamar poesias, levantando aplausos do auditório.

Foto: Fábio Glaydson/Surgiu

Quem também usou da palavra foi o psicólogo Eduardo Cruz, que falou da ansiedade normal dos participantes, da frustração normal de quem é desclassificado, do choro de alegria ou de tristeza dos pais, e finalizou dizendo que a vida é uma competição sem fim. Um dia se perde outro se ganha, mas, que o importante é nunca desistir.

Foto: Fábio Glaydson/Surgiu

Jô, representando a instituição SUPERA – Ginástica para o Cérebro, disse da sua satisfação em poder contribuir com o projeto de tamanho alcance para os alunos e da satisfação de, em apenas 30 dias de instalação da empresa em Paraíso, está podendo contribuir com a educação, como um todo.

Foto: Fábio Glaydson/Surgiu

Ao final todos posaram para fotos do encerramento.


Was This Post Helpful:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe seus Comentario