Paraíso sedia reunião da CIR para debater saúde na Região do Cantão

Gestores das Secretarias Municipais de Saúde das cidades que compõem a região do Cantão participam nos dias 24 e 25, de reunião da Comissão de Intergestores Regional (CIR). O encontro foi realizado no auditório Vereador José Alves de Oliveira na Prefeitura de Paraíso do Tocantins.

Durante a reunião, foram debatidos temas e propostas relacionadas à saúde destes municípios e foram feitas deliberações que visam resolver os problemas de saúde da regional.

Marilene Coutinho, Gerente Desenvolvimento de Políticas de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), relembra que os encontros da CIR ocorrem a cada dois meses regularmente, porém este ano vem acontecendo mensalmente, até o mês de julho para resolverem demandas dos municípios. “Trazemos nessas reuniões atualizações de políticas públicas de saúde, aprovação de calendário relacionado a indicadores que os fará alcançar as metas”, destaca.

A gerente da Sesau reforça que nesses dias estarão reunidos trabalhando a agenda ativa, tratando sobre os sistemas do Ministério da Saúde, que são o Pmaq e o e-Sus, no que corresponde a treinamento para o preenchimento das informações. “Estamos tendo também o observatório, que se trata da criação de indicadores, referentes às desigualdades sociais e esse processo foi iniciado em março, seguindo até o final do ano”, informou Marilene.

Já o secretário municipal do município da Saúde de Cristalândia, Silvano Moraes, disse que é importante os gestores de saúde participarem desta reunião da CIR. “Aqui estamos debatemos as necessidades e experiências que deram certo nos outros municípios, com isso poderei me reunir com minha equipe e melhorar a qualidade no acesso e dos serviços ofertados na saúde”, conta.

A secretária municipal de Saúde de Paraíso, Rosirene Leal falou no comprometimento dos gestores e profissionais da saúde em estarem participando do encontro da CIR, e em nome do prefeito Moisés Avelino agradeceu a presença de todos. “O trabalho da Saúde é um desafio diário, mas também é muito gratificante”, ressalta.

Os integrantes da CIR voltam a se reunir mensalmente e o objetivo principal, além de debater temas relacionados ao setor, é encaminhar os questionamentos e reivindicações à Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins e ao Governo Federal.

Participaram do encontro representantes de Lagoa da Confusão, Cristalândia, Pugmil, Pium, Nova Rosalândia, Marianópolis, Dois Irmãos, Caseara, Araguacema, Abreulândia, Chapada de Areia, Monte Santo e Paraíso do Tocantins. Além dos titulares da pasta de saúde, também participaram da reunião, enfermeiros, técnicos de saúde e representantes das instituições e das secretarias de saúde dos municípios.

 

fonte: http://www.paraiso.to.gov.br/Noticias


Was This Post Helpful:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe seus Comentario